Católicos adoram imagens?

Os católicos adoram imagens, como dizem os protestantes?

R: Claro que não. Essa afirmativa de muitos evangélicos, é uma mera retórica, sem fundamento algum.

Já que não têm no que se basear para nos criticar, inventam.

A idolatria, ou adoração de imagens, consiste em achar que a divindade está em uma estátua, por exemplo. A idolatria consiste em achar que a imagem de um santo, por exemplo, é o próprio Deus. Ou seja, é adorar um falso Deus.

Nunca se ouviu algum católico defendendo que um Santo seja Deus! Mesmo porque isso seria cair em um panteísmo (defendido por Calvino e Lutero em algumas de suas obras). Quando se diz que os católicos adoram as imagens dos santos, é a mesma coisa que dizer que Santa Rita de Cássia, por exemplo, não é Santa Rita, mas Deus. Só na cabeça de quem não tem nada de verdade, para pensar uma coisa dessas.

Nenhum católico acredita que o santo seja Deus. Logo, não há idolatria possível, visto que esta consiste em adorar um falso Deus. E todos os católicos aprendem desde a infância, quando fazem o catecismo, que adorar, é só a Deus!

O culto aos santos, através de suas imagens, não é proibido por Deus, ao contrário, os santos nos são colocados pela Igreja, como seres humanos virtuosos (cuja virtude provém da graça de Deus), com seus exemplos de amor e dedicação a Deus, inclusive de superação do sofrimento como a maioria deles, e também de dedicação de suas vidas à causa de Deus e de sua Igreja.

O próprio Deus, no Livro do êxodo, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Ex 25, 18-20). Manda-lhe também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Num 21, 8-9). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões (I Reis 6, 23-25 e 7, 29).

Ora, se Deus manda fazer imagens em várias passagens das Sagradas Escrituras (Ex 25, 17-22; 1Rs 6, 23-28; 1Rs 6, 29s; Nm 21, 4-9; 1Rs 7, 23-26 etc) e proíbe que se façam imagens em outra, de duas uma, ou Deus é contraditório ou fazer imagens não é idolatria!

Portanto, fica claro que o erro não está nas imagens, mas no tipo de culto que se presta à elas. E, como afirmamos a pouco, nenhum católico adora imagens, mas sim, têm os santos que elas representam como exemplos de santidade que se por nós seguidos, pode nos levar também a santidade e a nos aproximar mais de Deus.

Os católicos adoram a Deus principalmente através da Santa Missa, das Sagradas Escrituras e através da Sagrada Eucaristia, que é a presença viva de Deus no meio de nós. Quanto aos Santos e à própria Nossa Senhora, são venerados por nós, como exemplos vivos de amor e fé em Deus.

Os nossos irmãos protestantes que fazem afirmações inverídicas deveriam se preocupar com a sua própria crença e se dedicar a gastar suas energias em coisas mais bem vistas aos olhos de Deus e não em criticar a Igreja instituída pelo próprio Jesus Cristo, o nosso único e verdadeiro Deus.